Ambiente
Ambiente
EXPLORA
Respeito Pela Terra, Regeneração da Natureza

Água
Um dos nossos recursos mais preciosos. Sendo um elemento de valor inestimável, é nossa responsabilidade usá-la de forma consciente e devolvê-la à Natureza tão limpa quanto a recebemos.
- Interferência mínima no ecossistema, com tratamento da água proveniente de restaurantes, bares, duches e infraestruturas antes, durante e após cada edição do Boom Festival, Being Gathering e Being Camp.
- Consciência ativa da escassez hídrica, reforçada pela situação de seca em Portugal em 2023, assumindo a água como um recurso limitado.
- Acesso a água potável através de vários pontos abastecidos pela rede pública, cumprindo integralmente os requisitos de saúde e segurança.
- Monitorização contínua da qualidade e do consumo de água, com instalação de fluxómetros em todos os pontos para evitar desperdícios.


Solo
Há muitos anos que desenvolvemos métodos para enriquecer o solo e dar-lhe o que precisa para se manter saudável. Esta é a base de um caminho ecológico: trabalhar com a Natureza, nunca contra ela.
Em 2006 introduzimos, pela primeira vez, as casas-de-banho compostáveis (sem água nem químicos e que produzem solo).
Desde então, após muitos anos de investigação, experiências e aplicações, aperfeiçoámos o modelo de casa-de-banho compostável ideal. Feita à medida para o nosso ecossistema, mas aplicável em qualquer evento ou espaço.

Reflorestação
Este programa teve início em 2015. Desde então já plantámos mais de 1.000 árvores e centenas de arbustos.
Algumas das espécies arbóreas plantadas incluem: Acer monspessulanum, Acer pseudoplatanus, Alnus glutinosa, Betula pubescens, Castanea sativa, Celtis australis, Populus alba, Olea europaea var. sylvestris, Prunus avium e Quercus pyrenaica.


Energia
Na Boomland, utilizamos energia da rede pública na grande maioria do tempo.
Em Portugal, entre 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2023, foram gerados 44.128 GWh de eletricidade, dos quais 70,7% tiveram origem em fontes renováveis.


Mobilidade
Em 2023 demos mais um grande passo na gestão do impacto das actividades humanas em festivais baseados na natureza. Dividimos a nossa pegada em três áreas: uma relativa às emissões de gases de efeito estufa para a atmosfera, outra sobre ações nos sistemas de água e uma terceira sobre o impacto na biodiversidade.
Todos os eventos que acontecem na Boomland são alvo de medição de pegada carbónica.


Packaging
Uma política de sustentabilidade é aplicada tanto à selecção como à participação dos vendedores de comida e dos vendedores do Bazaar, o mercado do Boom Festival e do Being Gathering, tendo em conta não só os materiais dos produtos à venda, mas também a sua origem, produção e embalagem.


Arte e Criatividade
A afirmação de Michelangelo aplica-se à nossa visão da arte: a de que esta é uma ligação profunda à origem. Através da arte, damos sentido ao mundo. A arte na Boomland é uma ponte para a nossa dimensão espiritual.
A estética cria símbolos que nos ajudam a transcender, ao mesmo tempo que nos ligam às nossas essências pessoais e sociais. Na Boomland encontrarás uma vasta diversidade de expressões artísticas: grandes esculturas, arte interactiva, parques lúdicos, jardins artísticos, instalações, arte aquática, ambientes imersivos, land art, arte digital e muito mais.
A arte aqui é uma aventura, uma viagem de descoberta. É beleza e espírito; é uma celebração.


Nutrição
A Boomland é também um espaço de regeneração e cuidado do corpo, onde a alimentação assume um papel central como forma de nutrir e cuidar da nossa comunidade.
Pessoas de todo o mundo participam nos nossos projectos, pelo que procuramos oferecer uma grande diversidade de cozinhas, desde sabores mediterrânicos a asiáticos, opções vegan ou macrobióticas, ayurvédicas, sem glúten, sem laticínios, entre outras.
A nossa filosofia alimentar é consciente: damos prioridade a produtos biológicos, locais ou de comércio justo.
O uso de talheres biodegradáveis é obrigatório.



Mudança Social
O Boom Karuna Project (criado em 2014 ), nasceu como uma forma de redistribuir parte dos lucros do Boom Festival em apoio a causas humanitárias,ambientais e sociais, a nível local e internacional.
Actualmente, 1% do nosso EBITDA é doado a organizações externas alinhadas com os valores fundamentais da organização.
Até à data, o Boom Karuna Project contribuiu com cerca de 250.000 € para diversas iniciativas.
APOIOS EM 2025
- Bombeiros de Idanha-a-Nova: Acção ambiental e humanitária.
- Médicos Sem Fronteiras (MSF): Missão humanitária em Gaza.
- Oxfam: Missão humanitária em Gaza.
- Fundação Ocean Alive: Protecção e regeneração dos ecossistemas marinhos.
APOIO CONTINUADO DESDE 2014
- AERID: Apoio a crianças com deficiências físicas.
- Associação Viola Beiroa: Preservação do património musical regional.
- CERAS – Centro de Recuperação de Animais Selvagens: Apoio à construção de um hospital de fauna selvagem e à reintrodução de animais nos seus habitats naturais.
- Associação Kosmicare: Redução de riscos e ciência psicadélica.
- Fundação Álvaro Carvalho: Apoio médico a idosos no interior de Portugal.
- LAFIV: Associação comunitária de Idanha-a-Velha.
- Sementes do Interior: Projecto educativo em Idanha-a-Nova.
BOOM KARUNA EM ÁFRICA: APOIO À MISSÃO DIMIX
Em 2019, na bela ilha de São Tomé e Príncipe, o apoio materializou-se na doação de uma máquina de reciclagem de plástico e na dinamização de um conjunto de workshops educativos junto das comunidades locais.

